sexta-feira, 5 de junho de 2009

A LENDA DO GUARANÁ


A LENDA DO GUARANÁ


Conta a lenda que um casal de índios Maués, viviam juntos a muitos anos e ainda não tinham filhos. Um dia, pediram a Tupã para dar-lhes uma criança. Tupã atendeu o desejo do casal e deu-lhes um lindo menino, que cresceu cheio de graça e beleza e se tornou querido de toda a tribo.

No entanto, Jurupari, o Deus da escuridão e do mal, sentia muita inveja do menino e decidiu matá-lo. Certo dia, quando o menino foi coletar frutos na floresta, Jurupari aproveitou para se transformar numa serpente venenosa e matar o menino. Neste momento, fortes trovões ecoaram por toda a aldeia, e relâmpagos luziam no céu em protesto.

A mãe, chorando em desespero ao achar seu filho morto, entendeu que os trovões eram uma mensagem de Tupã. Em sua crença, Tupã dizia-lhe que deveria plantar os olhos da criança e que deles nasceria uma nova planta, dando saborosos frutos, que fortaleceria os jovens e revigoraria os velhos. E os índios, plantaram os olhos da criança e regavam todos os dias. Logo mais, nesse lugarzinho onde foi enterrado os olhos do indiozinho, nasceu o Guaraná, cujos frutos, negros como azeviche, envoltos por uma orla branca em sementes rubras, são muito semelhantes aos olhos dos seres humanos.


O GUARANÁ


O Guaraná é um arbusto trepador pertencente à família das Sepindáceas, Paullinia Cupana. Sua casca é escura e as cascas são pinadas. As flores de tamanho médio são muito aromáticas, e os frutos, vermelhos e brilhantes, quando secos tornam-se pretos. O Guaraná é muito empregado como planta medicinal para evitar a arteriosclerose, e auxiliar nos problemas do coração e das artérias, funcionando como um notável cardiovascular. Pode também ser usado como sedativo e adstringente intestinal, na ocorrência de diarréias crônicas. Suas sementes após torradas e moídas, convertidas em massa, é utilizadas no comercio como pó de guaraná, e serve para o feitio de refrescos e refrigerantes.


A FESTA DO GUARANÁ


A primeira festa do guaraná realizada em Maués, ( a 260 Km de Manaus), deu-se em novembro de 1979, com o apoio da prefeitura e do governo do Estado do Amazonas. Este evento foi criado como forma de homenagear o produtor de Guaraná, que é a base de sustentação do município de Maués, atraindo novos investimento e divulgando o guaraná além de suas fronteiras. Em 1.980, a festa do Guaraná ganhou espaço internacional, quando foi transmitida pelo fantástico pela Rede Globo de televisão. Em 1.995 , a festa do Guaraná passou a ser transmitida via Satélite pela Rede Amazônica de Televisão. Esta festa é muito bonita, pois é realizado o concurso de Rainha do Guaraná, apresentada a lenda do Guaraná e os rituais de tucandeira e outras manifestações culturais do município. E como se vê, a planta trouxe realmente progresso para a tribo, devido ao abundante comércio de suas mudas , que são cultivadas em sua maior parte pelos índios Maués.


Doroni Hilgenberg

Editado no Overmundo- 271 votos e 53 comentários
http://www.overmundo.com.br/banco/a-lenda-do-guarana

7 comentários:

  1. gostei do li, uma bela lenda.
    adoro seu estilo, um grande abraço e obrigado por me dar a honra de acompanhar meu blog isso é muito gratificante pra mim, um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. W. Marques,
    eu que agradeço
    e ter vc seguindo meu Blog também é prazeroso e gratificante
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Doroni:
    É importante plasmar culturas regionais
    Trazer para a comunidade pérolas como essa
    Parabéns, querida amiga !

    ResponderExcluir
  4. obrigada Ivan,
    tê-lo em meu blog lendo e comentando meus escritos me deixa estremamente feliz.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Doroni!
    Nem imagina como gosto de ler as lendas amazônicas que conta! Terminando uma, bem que devia contar outra. Gosto das histórias e da maneira com que as conta.
    Na semana que passou, conversei com uma senhora que trabalhou com índios em Rodônia durante 20 anos. Contou-me ela que conheceu uma tribo em que todos eram filhos do boto. Lembrei-me de você.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Nossa Roberto,
    Ou este Boto era muito esperto ou toda a tribo se deixou enganar porque quis.
    Vou ver mais algumas lendas...
    E é gratificante tê-lo em meu Blog
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Bom ver nossa cultura e nosso folclore e nossas histórias sendo propagadas.

    Parabéns, Doroni!

    ResponderExcluir