sábado, 25 de abril de 2009

FLIFLORESTA - 2.008


FLIFLORESTA – Festival Literário Internacional da Floresta-2008


Em Manaus, no mês de novembro, ocorrerá um grande evento que promete mexer com o coração do povo da cidade e da floresta. O FLIFLORESTA, um festival que terá como referência a literatura, discussões e debates sobre o meio ambiente, com ênfase na defesa da Amazônia e também na formação e conscientização de novos leitores.
O FLIFLORESTA é uma realização do INVC- Instituto Nacional Valer de Cultura, CALL- Câmara Amazonense do Livro, Leitura e Parceiros, sob a coordenação de um grupo de intelectuais e profissionais liberais, unidos pelo compromisso com a promoção do livro, o estímulo à leitura e a valorização dos escritores amazonenses. Tem como meta, promover o intercâmbio entre os artistas da palavra da Amazônia e do Brasil, enriquecendo os debates com autores estrangeiros e favorecendo um diálogo crítico e construtivo.
A Programação será intensa, incluindo Simpósio em Presidente Figueiredo (A terra das Cachoeiras), que entre inúmeros temas terá uma palestra sobre mudanças climáticas, desmatamento e os índios da Amazônia. Entre os palestrantes ilustres contamos com a presença do escritor Thiago de Mello, Marcos Barros, Niro Higuchi, Márcio Souza, Frederico Arruda, Abrahim Baze e Daniel Munduruku. No último dia em Presidente Figueiredo ( 19/11/), será feita uma caminhada e a Leitura da “Carta da Floresta”, redigida pelos próprios escritores.
Segundo Tenório Telles, “O estudo, o debate e a troca de experiências, são os pressupostos necessários para a compreensão da realidade. A Amazônia pela sua complexidade e importância para o futuro da terra, ocupa o centro das discussões sobre a vida no planeta" Outras programações (Simpósio de Leituras, lançamentos de livros e palestras) serão feitas no Parque dos Bilhares, situado num dos locais mais privilegiado de Manaus.
Esta previsto a distribuição de 100 mil livros, 400 obras na internet, suplemento literário e Site permanente. E entre as presenças ilustres confirmadas, já contamos até agora com João Gilberto Noll, José Eduardo Agualusa, Alexei Bueno entre muitos outros. Teremos também, o prazer de contar com a presença de nossa querida overmana Graca Graúna.
Doroni Hilgenberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário