
O ENCONTRO DAS ÁGUAS
É O IROSO AMAZONAS QUE POTENTE
ENCONTRA O TAPAJÓS NA IMENSIDADE
E O TENTA DOMINAR EM LUTA INGENTE
SEM QUE O POSSA VENCER TENDO VONTADE.
(P.Damasceno- Santarém)
Eu pensava que o "Encontro das Águas" só se desse entre o Rio Negro e o Rio Solimões, vejo que estava enganada, pois como versa o amigo acima, o " Encontro das Águas" também se dá entre o Rio Amazonas e o Rio Tapajós. Só que este eu não conheço, mas deve ser um fenômeno parecido com o que se dá por aqui. O Encontro das Águas é um dos pontos turísticos mais atraentes para quem quer conhecer os encantos naturais do Amazonas, e sua singular beleza é contada em verso e prosa. O Rio Negro, com suas águas escuras como o próprio nome indica, corre a cerca de 2 km/h com uma temperatura de 22*c, e a 18 Km a partir do porto flutuante de Manaus, se encontra com o Rio Solimões, que, com suas águas amarelas e barrentas, vem correndo de 4 a 6 km/h e a 28*c., provocando o admirável e colossal " Encontro das Águas" que quem o vê, jamais esquece.
Quando o Rio Negro desemboca no Solimões, as águas ficam aparentemente repressadas contra a margem, percorrendo quilômetros e mais quilômetros rio abaixo, numa linha divisória meio torta traçada entre eles, que por vezes tende para o Rio Solimões e outras para o Rio Negro, sem que haja mudança das águas entre eles, só mesmo uma súbita mudança de cor.
Nota-se distintamente, que as águas tão logo se encontram, se envolvem como num abraço amigo, e voltam borbulhantes cada qual para o seu lado, até que o volume maior das águas amarelas e barrentas do Rio Solimões, engolem totalmente as águas escuras do Rio Negro, e os rios então, correm juntos, perdendo a sua identidade e formando o lendário e fenomenal Amazonas, dono absoluto da imensidão no infinito.
Doroni Hilgenberg
Não conheço Manaus e , nem tampouco o Rio Amazonas - Seu texto nos coloca, contudo , dentro do cenário .
ResponderExcluirParabéns
Cara Doroni,
ResponderExcluirgosatria de um contato com a senhora.
vicolomba@yahoo.com.br
obrigado.
Victor
Doroni,
ResponderExcluirsou "Colecionadora de águas", gostaria de trocar idéias com você. Moro na região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Meu e-mail: cidaoliveira41@yahoo.com.br
Obrigada.
eu gostei muito deste site
ResponderExcluireu reclamo nao ha lendas do concelho da marinha grande
ResponderExcluir