sábado, 25 de abril de 2009

TEATRO AMAZONAS

O Magnífico Teatro Amazonas

Quando cheguei em Manaus, há uns 25 anos atrás, uma das primeiras coisas que fiz foi levar meus filhos para assistirem a uma peça no Teatro Amazonas. Lembro que estava passando
“O Fantasminha Pluft” mas pouca atenção dei à peça tão empolgada estava com as maravilhas no interior do Teatro Amazonas. Onde quer que olhasse havia uma obra primorosa, um detalhe especial, uma luminosidade fora do comum, que prendia minha atenção deixando-me maravilhada.
O Teatro Amazonas é o principal cartão postal da cidade de Manaus, esta localizado em frente a Praça São Sebastião, bem no coração da cidade e sua cúpula pode ser vista de longe. Foi construído pelos Barões da Borracha numa época em que o látex era a principal matéria prima da região e o cultivo da borracha enriqueceu muita gente, menos o caboclo seringueiro, chamado de soldado da borracha.
O primeiro projeto para a construção do Teatro Amazonas deu-se em 1.881, através do deputado Fernandes Junior, pois era preciso uma casa de espetáculo à altura dos barões da época que ansiavam por ostentar seu poder e queriam contratar famosas óperas de fora para se apresentar em plena selva. Mas só em 14 de fevereiro de 1.884 é que foi lançada a pedra fundamental daquele que viria a ser um dos mais belos monumentos artísticos do país. Após 12 anos de trabalhos exaustivos, todo em estilo “art nouveau”, o Teatro Amazonas foi inaugurado pela Companhia Lírica Italiana, em 31 de dezembro de 1.896 fazendo jus aos poderosos de uma época.Passaram-se 100 anos e depois de algumas reformas, em 27 de fevereiro de 1.996, o tenor José Carreras abriu as comemorações do centenário do Teatro Amazonas seguido de intensas apresentações e festividades.
O Teatro Amazonas é um dos mais bonitos do mundo, é todo pintado de uma cor rósea e sua cúpula é coberta por 36.000 (trinta e seis mil) telhas vitrificadas importadas da Europa. Esta cúpula, forma um tipo de mosaico, nas cores verde, amarela, azul e branca, que lembra a Bandeira do Brasil. O Teatro possui 3 andares e tem 700 lugares, sendo 250 em poltronas e 450 em camarotes, que são todos recobertos por um tecido de veludo vermelho.As pinturas do teto do Teatro foram feitas pelo artista Crispim do Amaral e reproduzem a visão da Torre Eiffel de Paris. Ao redor, as pinturas representam as artes, dança, tragédia, ópera e música. Em frente aos camarotes nobres, há 22 máscaras da tragédia grega representando Moliére , Shakespeare , Goethe, Mozart, Bethoven, Wagner e outros. O pano de boca do teatro, representa o “Encontro das Águas” entre os Rios Negro e o Solimões, formando o gigantesco Rio Amazonas e mostra Yara, a mãe d`água e os deuses que representam o rio. Para evitar danos nessa maravilhosa pintura, este pano sobe inteiro para o teto, sem precisar ser franzido ou enrolado.
O Salão Nobre do Teatro Amazonas foi decorado pelo artista Italiano Domenico de Angelis e contém pinturas com motivos regionais e estátuas de artistas famosos como o compositor Carlos Gomes e outros. A pintura do teto foi feita com uma técnica tão maravilhosa, que se tem a impressão que o personagem principal da pintura esta sempre olhando para a gente seja de que ângulo for que se aprecie o teto. O piso, é todo feito de madeira trabalhada na Europa, e ao todo são 12 mil peças montadas e encaixadas sem o auxílio de cola ou pregos. O lustre é todo feito em bronze francês e cristal italiano, é tão magnífico que há um mecanismo que permite que o lustre desça ao nível do chão para sua limpeza e manutenção. Na parte externa do Teatro, há grandes colunas e estatuas importadas da Inglaterra . Esta sempre aberto aos visitantes e possuí guias que falam Inglês, Francês, Espanhol e Alemão.
Não deixe de lado esta maravilha, seja você o próximo a conhecê-la.
Doroni Hilgenberg

2 comentários:

  1. Que buena blog post. Para photografias de Teatro Amazonas, por favor miras aqui:
    http://www.thetripdatabase.com/brazil/manaus/The-Teatro-Amazonas/p=photo&id=11020108

    y

    http://www.thetripdatabase.com/brazil/The-Teatro-Amazonas/1105882/p=details

    gracias

    ResponderExcluir
  2. Oi Joe,

    Vi as fotos, bacanas mesmo.
    Aqui eu não consegui colocar mais fotos mas na minha colaboração no Overmundo eu coloquei umas 5 fotos do Teatro, além dessa. Esse Teatro é o nosso orgulho
    Obrigado pela passagem em meu Blog.
    bjs

    ResponderExcluir