sexta-feira, 3 de abril de 2009

A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA

VITÓRIA RÉGIA
"ÍNDIA SANGUE TUPI
TENS O PERFUME DA FLOR"...


A LENDA

Conta a lenda, que uma bela e jovem índia da tribo Tupi-Guarani, chamada Naiá, queria muito ser estrela. Ela acreditava que a lua escolhia as moças mais lindas para serem transformadas em estrelas, e para isso, procurava alcançar a lua, escalando colinas e mais colinas, sem contudo poder alcança-la. Uma noite, vendo a lua refletida nas águas de um lago, atirou-se nele para nunca mais voltar. A lua, condoída da jovem índia, transformou seu corpo numa formosa planta que é a exótica Vitória Régia ( estrela das águas) , cujo perfume recorda os longos cabelos da bela índia.

A VERDADE

Na verdade, a Vitória Régia é uma planta aquática da família das ninfeáceas, encontrada muito na flora Amazônica, principalmente nas várzeas, onde são vistas flutuando nos lagos de pouca profundidade e sem muita correnteza. Sua gigante folha verde chega a medir dois metros de diâmetro e tem as suas margens levantadas até quinze centimetros. Chega a pesar até 45 kg. e serve de pouso a muitas aves cansadas depois de uma longa jornada. Flutuam nos lagos como uma enorme bandeja verde, trazendo em sua extremidade, como uma oferenda, uma única, bonita e exótica flor que se abre no crepúsculo vespertino e fecha-se no crepúsculo matutino. Essa for é muito aromática e tem de 25 a 35 cm de diâmetro quando aberta. Suas raízes fixam-se no fundo das águas e suas folhas e flores, são revestidas de espinhos na parte inferior, numa defesa natural contra a ação predadora dos peixes.Além dos lagos da Amazônia, a Vitória Régia pode er encontrada também em Mato Grosso e nas Guianas. É cultivada como raridade nos Jardins Botânicos de todo o mundo, devido ao tamanho descomunal de suas folhas e flores. Dizem que um naturalista Inglês, querendo homenagear a sua soberana, a Rainha Vitória, foi quem deu o nome a esta flor de Vitória Régia.

Doroni Hilgenberg
Sobre a obra
Este texto é um misto de lenda e verdade, e eu o juntei para ficar
mais atraente e facilitar o conhecimento.

6 comentários:

  1. Juliianaa ¬Babalúuh sexy (apeliidoo meu)
    tahh legall + tiipoo Meu,eu queriia tudo passo-aa-passo...tõ fazenduh um trabalho da scola Akiier
    Bjus + Vô colokaa Uns negóciios akiier

    ResponderExcluir
  2. eu so vou falar uma coisa gostei tanto tanto deste saite. que vou hackealo.... abraços de quem te ama.

    ResponderExcluir
  3. e so uma zuera ok.. nem precisam se preocuparem com isso pq eu sou apenas um virus.

    ResponderExcluir
  4. e otra quem jogar um jogo chamado grand chase season 2 coloque os codigos do chiclete buzzy bol gradn chase aki no site vlw.

    ResponderExcluir
  5. mias q droga de site q ninguem comenta.

    ResponderExcluir
  6. Achei muito interesante..........Gostei muito de saber um pouco mais sobre a lenda,e a verdade,de Vitoria regia.............

    ResponderExcluir